A Sensor Technology é uma das principais fornecedoras de materiais para produção de sensores de temperatura que utilizam termopares de metal nobre.
Nossa equipe técnica está à disposição para apoiar nossos clientes com especificações de fios e tipos de termopares de acordo com a necessidade de cada aplicação.
Além dos diâmetros de fio mais utilizados no mercado, fornecemos também outros diâmetros sob demanda, tornando o fio o mais adequado possível para cada aplicação.
Sensores de termopar
Os sensores de temperatura do tipo termopar consistem em dois fios diferentes (metais e / ou ligas diferentes) que, unidos por de suas extremidades, produzem uma tensão elétrica. Essa tensão elétrica relaciona-se diretamente com a temperatura, ou seja, a cada variação de temperatura na junção de uma das extremidades, a tensão elétrica apresentará uma variação proporcional, possibilitando assim a sua medição.
Para que haja tensão elétrica e, portanto, medição, a união de dois metais de propriedades conhecidas deve ocorrer da seguinte maneira:
Uma das extremidades de ambos os fios é inserida no ambiente a ser medido (junção de medição ou “junta quente”), enquanto as outras duas extremidades são inseridas em um ambiente com uma temperatura conhecida e controlada (junção de referência ou “junta fria”).
Os termopares são divididos em dois grupos:
- Termopares Básicos (T,J,E,K): São assim chamados os termopares de maior uso geral na indústria, pois os fios são de custo relativamente baixo e sua aplicação admite um limite de erro maior.
- Termopares Nobres (S,R,B): São aqueles em que os pares dos fios são constituídos por um par de fios de metais nobres como platina e ródio. Têm custo elevado e exigem instrumentos receptores de alta sensibilidade, porém apresentam uma altíssima precisão, em função da homogeneidade e da pureza dos fios.
A Sensor Technology é especializada nas soluções para Termopares Nobres, sendo capaz de fornecer produtos com as mais diversas aplicações e especificações.
Tipos de termopares e suas características
TIPO S
Liga: (+) Platina 90% Ródio 10% / (-) Platina 100%
Características:
• Faixa de temperatura: 0 °C a 1480 °C.
• Força eletromotriz (FEM) produzida: 0 a 15.336mV.
• Potência termelétrica média: 1,04mV / 100 °C.
Aplicação: atmosferas oxidantes ou inertes. Não indicado para aplicações a vácuo e ambientes com vapores metálicos. Também é usado como padrão na calibração de outros termopares.
TIPO R
- Liga: ( + ) Platina 87% Ródio 13% / ( - ) Platina 100%
Características:
• Faixa de utilização: 0 a 1480 °C.
• Força Eletromotriz (FEM) produzida: 0 a 17,163mV.
• Potência termoelétrica média: 1,16mV/100 °C.
Aplicação: Atmosferas oxidantes ou inertes. Não indicadas para aplicações no vácuo e atmosferas com vapores metálicos.
TIPO B
- Liga: ( + ) Platina 70% Ródio 30% / ( - ) Platina 94% Ródio 6%
Características:
• Faixa de utilização: 870 a 1705 °C.
• Força Eletromotriz (FEM) produzida: 3,708 a 12,485mV.
• Potência termoelétrica média: 1,05mV/100 °C.
Aplicação: Atmosferas oxidantes ou inertes. Não indicadas para aplicações no vácuo e atmosferas com vapores metálicos. Tipo de termopar mais estável e robusto que os tipos “S” e “R” a temperaturas elevadas.
Dados técnicos