O cobre se destaca como um material importante em sensores de temperatura por diversos motivos: alta condutividade térmica, excelente estabilidade e confiabilidade, versatilidade em diferentes tipos de sensores, custo-benefício atrativo.
Sensor de temperatura de cobre 10Ω à 25°C
São fabricados com um núcleo cerâmico onde é enrolado elemento sensor que é o fio de cobre, depois essa montagem é revestido com resina isolante para alta temperatura. Os sensores de cobre são desenvolvidos e determinados para apresentar uma resistência nominal de 10Ω a 25 °C e atender a um coeficiente de temperatura α = 0.00427 Ohms / Ohms / °C.
A classe de tolerância do sensor de cobre mais comumente utilizada é de ± 0.2% @ 25 °C
Aplicações de -40 à 260°C
Os sensores de temperatura de cobre, devido às suas diversas vantagens como alta condutividade térmica, estabilidade, precisão e custo-benefício, encontra aplicação em uma ampla gama de indústrias e áreas como:
Indústria:
-
Controle de processos industriais.
-
Manufatura de equipamentos.
-
Refrigeração e climatização.
Setor automobilístico:
-
Motores automotivos.
-
Sistemas de escape.
-
Sistemas de arrefecimento..
Eletrodomésticos:
-
Geladeiras e freezers.
-
Fornos e fogões.
-
Máquinas de lavar louça.
Medicina e saúde:
-
Equipamentos médicos.
-
Esterilização de equipamentos.
-
Pesquisa biomédica.
Outras aplicações:
-
Ar condicionado residencial e comercial.
-
Aquecedores e sistemas de calefação.
-
Agricultura: Monitoramento da temperatura do solo, estufas e armazéns.
Vale ressaltar que os sensores de temperatura de cobre encontram aplicações em diversas outras áreas, como aeroespacial, eletrônica, pesquisa científica e até mesmo em residências inteligentes. A sua versatilidade, precisão e confiabilidade os tornam ferramentas essenciais para uma ampla gama de aplicações que exigem medição precisa da temperatura.