sensorcobre001Sensor de temperatura Cobre 10Ω à 25°C

Os sensores de temperatura feitos de Cobre geralmente são usados em aplicações industriais menos críticas pois não possuem a mesma precisão que os sensores de platina, porém sua vantagem é o baixo custo e linearidade. O cobre é um material que não resiste bem em atmosferas oxidantes mas ele atende as necessidades em muitas aplicações comuns livres dessas atmosferas. Isso porque em um longo período de exposição uma possível oxidação pode diminuir a precisão de leitura.

Normalmente são fabricados com algum núcleo de material isolante podendo ser cerâmico ou de resina epóxi com fibra de vidro, mica e etc.

Seu encapsulamento externo também pode ser de PTFE (teflon), resina epóxi com fibra de vidro, bainha metálica e outros dependendo da temperatura de trabalho da aplicação.

Os sensores de cobre foram desenvolvidos e determinados para apresentarem uma resistência de 10Ω à 25°C e obedecerem à um coeficiente de temperatura α=0,00427 Ohms/Ohms/°C.

A classe de tolerância dos sensores de cobre mais utilizada ±0,2%.

Aplicações de -190 à 260°C

Suas aplicações podem ser diversas mas são comumente usados para determinar a temperatura de operação em estatores de motores e geradores.